Meia-Maratona Manuela Machado chega aos 4.000 inscritos

No dia 22 de janeiro, pelas 10h30, realiza-se a 19ª edição da Meia-Maratona Manuela Machado, uma prova que já conquistou o seu espaço a nível nacional e internacional e que vai trazer a Viana do Castelo mais de 4.000 atletas, destacando-se a participação de mais de 800 galegos, quando ainda falta uma semana para terminarem as inscrições, que fecham a 18 de janeiro. A XIX Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração será acompanhada pelas XVII Caminhada, numa iniciativa de cerca de 5 quilómetros que pretende apoiar a APCVC – Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo.

Manuela Machado, responsável pelo evento, explicou que, na prova principal, estão já assegurados “4.000 atletas, mais 400 do que na edição de 2016”, indicando que esta edição “é a que regista o maior número de atletas galegos inscritos”. Por isso, garante a campeã vianense, é um “orgulho” ver “a cidade cheia de atletas”. “É importante para mim ver toda esta gente a correr”, assumiu a responsável, afirmando que esta meia-maratona está já “inserida na associação galega de atletismo e, este ano, também está no calendário europeu”.

No que toca a atletas de renome, nos masculinos estão garantidos Ricardo Ribas, do Sport Lisboa e Benfica, Daniel Pinheiro, do Maia Atlético Clube, Hassan Lekhili, do Ourenrunnig, Manuel Hurtado Sanjurjo. No que toca a atletas femininos, Clarisse Cruz também está confirmada, mas Manuela Machado aguarda ainda confirmação de atletas do Benfica e do Sporting.

José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo explicou, esta quinta-feira, na conferência de imprensa de apresentação da prova, que esta é “uma grande festa do atletismo e de homenagem renovada anualmente a Manuela Machado”. “Já é uma prova de referência nacional e internacional. É um enorme orgulho ter a nossa campeã a dar a cara à grande festa do atletismo de Viana do Castelo”, frisou o autarca, evidenciando também a “importância da componente turística” da meia-maratona, que enche a cidade de visitantes. “Temos a oportunidade de ter aqui, durante um fim-de-semana, muitos atletas e familiares não só de Portugal, mas também da vizinha Galiza, o que aumenta a visibilidade de Viana do Castelo e do seu potencial turístico”, disse.

Vítor Lemos, vereador com o pelouro do desporto, explicou que “mantém-se o percurso da edição anterior” e que a extensão é de cerca de 21 quilómetros na prova principal. Em paralelo, decorre também uma caminhada solidária, com cerca de 5 quilómetros. As duas provas partem da praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo, pelas 10h30 de domingo, 22 de janeiro. O responsável aproveitou para divulgar que os participantes terão estacionamento gratuito no parque de estacionamento do Campo da Agonia, indicando também que “a marginal da cidade e o acesso à autoestrada A28 vão estar cortados ao trânsito” e aconselhando a que “as entradas e saídas se façam pelo norte da cidade”.

Entre os principais patrocinadores da meia-maratona destacam-se as empresas Painhas E Omatapalo. Helena Painhas disse que o objetivo do apoio é “sensibilizar” os colaboradores e a sociedade em geral para a prática de exercício, contribuindo para a saúde e o bem-estar. “Há uma motivação extra que vem do facto de a prova ser realizada em Viana, cidade onde a empresa tem a sua sede e por ser organizada pela atleta Manuela Machado”, indicou também a responsável. Já a Liberty Seguros vai oferecer 5.000 seguros para todos os atletas, bem como as tshirts oficiais da prova, destacando que “há mais de uma década” que apoiam provas desenvolvidas pela ex-atleta vianense.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register